Product added to cart
"Gravitação", a primeira exposição solo do designer Pedro Ávila
Explorar a atração mútua exercida pela força do universo entre espaço, corpo e objeto. Observado assim como ponto de partida, "Gravitação" propõe uma extensa pesquisa cujo rigor formal encontra expressão em fenômenos da natureza e da ciência, firmados por estudos físicos e cálculos que subvertem os ditames do misticismo. Círculos, retângulos, quadrados – formas geométricas extremamente racionais e puras – submetidas a um processo experimental que foge à apelação suprema das ações gravitacionais. Extremos concomitantes.
Inspirado pelos arquétipos do suprematismo, o movimento artístico russo centrado na geometria tradicional, Pedro Ávila transcende os desenhos formais em um choque com o esplendor artesanal de seu trabalho. Um designer cuja linha projetual nasce do caráter escultural dos objetos. Como evolução do seu portfólio à frente do Estúdio Orth, agora em voo solo investiga minuciosamente técnicas de entalhe de madeira, modelagem em 3D, usinagem em pedra, fundição de metais e moldes de fibras.
Desafiar limites entre opostos complementares parece ser uma prioridade na coleção de mesas laterais, assentos e luminárias. Peso vs. proporção, equilíbrio vs. instabilidade. Função ou provocação estética? A imperfeição desse microcosmo de dicotomias comporta uma assemblage de fragmentos tridimensionais empilhados entre si que quebram o código industrial. Enxergar o traço humano, a mão do artesão, é onde se forma, enfim, a arqueologia incógnita dessa expedição, ora científica, ora poética. Sempre presente.
Hangar Herança Cultural - Rua do Curtume, 274
09/08 até 09/09