Product added to cart
Sobre Formas
de Ruy Teixeira
Configuração física característica dos seres e das coisas, como decorrência da estruturação das suas partes." Essa é uma das definições de "forma" encontradas no dicionário. Trata-se de um aspecto distintivo de um corpo que, assim como na geometria, também pode sublimar além do específico para tangenciar o universal. Seria essa a forma em sua essência mais pura.
É este o jogo de abstração sobre formas que Ruy Teixeira encabeça em sua exposição individual para a Herança Cultural. São 39 imagens retiradas do vasto repertório do fotógrafo que revelam os traços essenciais de obras de arte, design e arquitetura registradas ao longo de 40 anos de carreira ao redor do mundo. Seja Veneza, São Paulo, Londres ou Brasília, pouco importa onde ou quando foram feitas as imagens – o foco da mostra está nos traços capturados, nos jogos entre luz e sombra, cheios e vazios. É por meio desse vocabulário que Teixeira compõe as frases de sua narrativa formal.
Assim, o conjunto de fotografias despem os significantes de seus significados – sejam eles históricos, estilísticos ou funcionais – para chegar ao mais puro signo e furar as coordenadas de espaço e tempo. Por meio de uma síntese gráfica dos elementos capturados, as lentes de Teixeira alcançam com maestria uma abstração “sobre formas"